Motivação, como adquiri-la?

Quando se faz o que acredita o resultado acontece
Quando se faz o que acredita o resultado acontece

A motivação é uma palavra muito expressada hoje em dia, principalmente nas lideranças, pois em tempos de crise, onde o sentimento de insegurança prevalece na sociedade, é  necessário motivar.

Quando tudo está indo bem, o ambiente é favorável, as vendas acontecendo, o lucro entrando, é mais fácil estar motivado, é como um time que está ganhando…, agora, quando o time está perdendo ou as vendas caindo, o lucro não acontecendo e adversidades ocorrendo, a motivação é um motor que está propenso a enfraquecer.

Isso ocorre porque o fator motivador que são os resultados não aconteceram…

Mas existem pessoas que estão sempre motivadas, que se reerguem com facilidade, parecem não se abater com resultados negativos, não se abalar com as dificuldades que se apresentam, como se explica isso?

É imprescindível para facilitar e manter a motivação três fatores:

  • Ter conhecimento do assunto, dominando aquilo que se propôs a falar e fazer;
  • Possuir habilidade na área em que atua, ou seja, saber fazer é algo que te traz experiência e segurança;
  • Sentir paixão pelo que faz, significa fazer mais por amor do que pelo dinheiro, pois este virá como consequências do que se faz por amor.

E quando os reveses da vida conduzem os acontecimentos para caminhos que não planejamos e não é possível no momento fazer o que gostamos?

motivação 1

Aí meu amigo, necessitamos criar estratégias para manter a motivação, e a grande aliada nesta área é a imaginação!  Vou aqui citar três delas:

  • Auto disciplina é a primeira, utiliza de recursos internos com auto cobrança dizendo a si mesmo: E aí? Está na hora de colocar em prática o que se propôs fazer! Não fuja! Não seja covarde, coragem! É necessário, faça! Quando efetuado o sentimento de dever cumprido é sempre gratificante!
  • O Segundo é usar a imaginação para chegar a conquista do que se deseja, a ponto de sentirmos como se já estivesse acontecendo. Com a emoção alterada a euforia acontece e o desejo de alcançar aumenta ficando mais fácil sair da zona de conforto. Concorda?

O terceiro é fazer a repetição dos dois primeiros tantas vezes quanto forem necessárias para que se torne um hábito, pois o mesmo após a repetição será absorvido pela sua mente de forma que ao se tornar hábito será executado com excelência e o mesmo se tornará perfil comportamental de sua personalidade!

Vamos embora colocar em pratica!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*