CONHEÇA OS COMPORTAMENTOS ESSENCIAIS DE UM LÍDER

imagem00017

A liderança é uma arte e aqui falaremos sobre os comportamentos essenciais que deve ter a pessoa que ocupa essa posição.

-Conheça sua empesa e seu pessoal: O líder precisa viver sua empresa envolvendo-se nela e conhecendo suas áreas e as pessoas envolvidas. Não se trata de visitas feitas pela empresa com aparência sociável e bem-educada e interesses superficiais pelos subordinados, mas sim uma visita que traga ao líder informações consistentes de pessoas engajadas que anseiam responder algumas perguntas desafiadoras onde se inicia um processo claro de diálogo e cheio de energia para uma verdadeira evolução, e este relacionamento pessoal é importante principalmente quando um líder começa uma nova iniciativa.

-Trabalhe coma realidade: O ser humano tem uma dificuldade imensa de reconhecer erros e fracassos, quando as coisas estão sob seu controle e direção ainda mais. Por muitas vezes para que as pessoas a seu redor não se sintam desconfortáveis e inseguras mascaram a realidade para ganhar tempo até descobrir uma solução. É necessário vencer essa dificuldade fazendo perguntas para si próprio do tipo: – Fiz progressos do ano passado pra cá? Quais? E quanto foi em comparação à outras empresas? Reunir as áreas e perguntar o que estamos fazendo certo e o que estamos fazendo errado? O aprendizado será para todos que fazem parte do diálogo.

imagem00016

-Estabeleça prioridades claras e conclua o que foi planejado: Em companhias hierárquicas mais antigas as ordens vem através de cadeia de comando, as mais contemporâneas que possuem decisões descentralizadas há competição por recursos e direito de decisão.

Em ambas as prioridades devem ser pensadas e definidas com cuidado. Clareza e simplicidade ao expor as questões facilita a avaliação e o entendimento para senso comum em no que se refere as metas priorizadas, evitando que surjam durante o processo coisas que parecem mais importantes que alguns já haviam pensado, mas não disseram nada e acabe por atrasar a conclusão do processo inviabilizando o planejamento.

-Recompense quem faz: Existem muitas empesas que não promovem pessoas que sabem como fazer as coisas acontecerem, acabam por perder grandes valores ou gerando insatisfações por efetuarem aumentos de salários em termos de porcentagem que são muito próximos entre os que apresentam melhor desempenho dos que não apresentam. Um bom líder deixa claro a todos que os incentivos são baseados no desempenho, se ele deseja que as pessoas produzam resultados específicos, necessita recompensá-las à altura.

-Amplie habilidades pela orientação: Um líder que discute questões num contexto de grupo, todos aprendem. Lidar com questões desafiadoras coletivamente explorando pontos positivos e negativos amplia as alternativas e aumenta a capacidade individual e coletiva de decidir quando feito com honestidade e confiança.

O treinamento é parte importantíssima na ampliação das habilidades, porém existem empresas que são quase que promíscuas em relação a isso, oferecendo abundantes cursos genéricos em gerenciamento e liderança e colocando pessoas demais. Esse tipo de estratégia não permite que você identifique quais pessoas tem potencial.

Se o líder adquiriu muito conhecimento e experiência deve passa-los para a próxima geração aumentando as habilidades de todos na organização, deve considerar cada encontro uma oportunidade para orientar.

Enfim, é importante conhecer a si próprio, estar sempre aberto ao desenvolvimento consciente de que sempre é possível fazer melhor e aprender mais.

Como coach estou à disposição para ajuda-lo nesse processo de desenvolvimento.

Entre em contato!

 

* Texto baseado no livro Execution- Larry Bossidy e Ram Charan
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*