Saiba alguns comportamentos que você precisa desenvolver para gerar resultados

Post 43.1

O que é competência?

Competência é um conjunto de conhecimentos técnicos, habilidades e “comportamentos” que formam uma  competência específica.

Nos dias de hoje é muito veiculado a informação que o comportamento possui um peso muito grande no desenvolvimento de determinadas competências, e a competência de orientação para resultados exige algumas implicações de personalidade como assertividade, autossuficiência, ritmo de trabalho, realismo e tolerância à frustração por exemplo.

Abaixo irei especificá-las e dar uma dica de desenvolvimento para cada perfil, vamos lá!

Assertividade é uma competência que requer a habilidade de desenvolver uma visão realista com argumentação e motivação para gerar resultados, se você considera que necessita melhorar este item em seu perfil, procure oportunidades fora do trabalho ou menos importante onde você possa praticar, sendo mais franco e persuasivo sem correr muitos riscos.

Autossuficiência é a competência que exige que a pessoa seja eficaz em suas iniciativas e procedimentos e influencia sem depender demasiadamente de terceiros, caso você perceba que necessita desenvolver esta área, ao deparar-se com um problema, em primeiro lugar verifique as perdas e os ganhos, após, procure alternativas e veja os pontos positivos e negativos da mesma e apresente a solução sem ficar dependendo de sugestões.

Post 43.1

Ritmo de trabalho é a competência que exige que o indivíduo tenha um ritmo de energia sempre estável e em alto nível e cumprindo os prazos que pré estabeleceu sempre coerente com a demanda. Se você reconhece que necessita acelerar o seu ritmo de trabalho, um conselho é que desmembre por prioridades o que precisa ser feito e inicie com o que menos gosta de fazer, depois se dê o prazer de fazer o que for mais agradável e procure sempre terminar as tarefas que iniciou.

Realismo é a habilidade de prospectar os objetivos onde se prevê consequências positivas e negativas dentro de padrões esperados e se por acaso você não se considera dentro deste perfil, uma forma de treiná-lo ao surgir à oportunidade é perguntar a si mesmo se sua decisão é viável diante de restrições existentes, procure mensurar as consequências.

Tolerância à frustração é um perfil de personalidade que possui a capacidade de se recuperar frente às circunstâncias difíceis, resistir às pressões com equilíbrio ao ser confrontado por ela. Se você se abala com facilidade diante de algumas frustrações é viável que descubra um método de relaxamento que seja adequado ao seu estilo de vida, você necessita de uma válvula de escape pra se refazer de frustrações.

Bom exercício e boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*