CINCO PASSOS PARA INICIAR UM PROCESSO DE MUDANÇA

Artigo 013 - Cinco passos para uma meta (novo)

Temos que ter consciência de que nos desenvolvemos dia a dia, este é o primeiro passo. Sabendo disso, passamos a prestar atenção em nossos sentimentos e comportamentos e corrigí-los, aprendendo a lidar com algumas armadilhas que acontecem em nossa mente e geram padrões inadequados e só atentamos a isso quando já estamos sendo dirigidos por eles, por isso é necessário identificar e organizar informações para que se dê com eficácia a mudança.

Pra ajudar será dividida em cinco passos:

Lupa problema
Analise os sintomas!

 

1º passo-Identificar os sintomas

Identifique o que você sente, o que está acontecendo agoracom seu estado de espírito ou comportamentos indesejados, procure qual o aspecto mais óbvio desse sentimento que faz com que você esteja neste estado atual e se comporte dessa maneira atual (sim atual, porque comportamentos podem ser alterados). A pergunta para essa identificação é: - O que está acontecendo agora que você deseja mudar essa situação? Oque sente?                                                     

2ºpasso-Identifique a causa  

Procure lembrar-se de fatos que ocorreram antes de começar seu sintoma para entender o que desenvolveu a situação a qual você se encontra e o que a está alimentando e mantendo. Para isso a pergunta correta é: – O que estava acontecendo um pouco antes de iniciar meu sintoma? Qual a intensão positiva do meu sintoma?

Veja seus objetivos!
Veja seus objetivos!

3ºpasso- Verifique o objetivo

O objetivo é a sua meta! É o seu “estado desejado”, é o que você deseja sentir e como deseja estar no lugar do sintoma que você tem e está hoje. Então faça a pergunta: – O que você deseja ter ou ser e ainda não tem ou é? Se você fosse capaz de obter o que seria?

4ºpasso- Analise os efeitos

Toda ação gera reação, obviamente ao mudar ou transformar as ações as reações também se transformam e isso é um fator relevante e deve ser mensurado, cabe então a você analisar quais os efeitos que devem ocorrer em sua vida e em seus relacionamentos ao alcançar seus objetivos. Por isso a pergunta: Após ter alcançado seu objetivo o que faráou acontecerá? O que eu vou ver e ouvir? 

5ºpasso- Levante recursos

Após identificar o sintoma, descobrir a causa, definir o objetivo e analisar os pontos positivos e negativos dos efeitos de onde deseja chegar, você fará um levantamento de quais os recursos que tempara atingir o seu objetivo e o que lhe ajudaria nesse processo. A pergunta é: -Qual o comportamento, sentimento, habilidade, conhecimento, apoio, você já tem ou precisará ter para atingir seu objetivo?  Alguma vez alcançou algo parecido ou que considerava difícil? O que você fez?

O processo de reflexão é sempre crescimento e ao postar estes textos também estou exercitando o meu e procurando melhorar a cada dia.

Lembrem-se, os textos não substituem as sessões para um desenvolvimento eficaz e produtivo.

Aguardo seu contato.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*