FLEXIBILIDADE PROFISSIONAL

Inteligência-Emocional-Área-de-Conhecimento-1000x468

Um termo extremamente utilizado em nosso período atual e uma qualidade procurada nos profissionais, principalmente de alto nível nas organizações nos dias de hoje.

O conhecimento técnico é obviamente necessário para desempenhar uma função de cargo importante, porém, com o passar do tempo foi-se percebendo que a visão administrativa baseada na linha de produção, gerenciamento de tempo e divisão de tarefas por si só não bastavam e embora continue de suma importância o relacionamento e a capacidade de superar desafios, a pressão, a cobrança perante o fracasso tornou-se cada vez mais necessários como perfil contratado.

mulher-cansada-trabalho-sono-ruim-1415036467983_956x500

Contextualizando, vamos tomar como exemplo a estória de José que é um executivo de uma empresa e que possui muito conhecimento técnico e experiência em sua área de atuação, definindo e dividindo as tarefas, buscando otimização de tempo, fazendo as cobranças necessárias etc. Porém, José não se relaciona com facilidade com seus pares nem com os subordinados demonstrando resistência às críticas mesmo sendo construtivas, pois tem dificuldade de encará-las como tal.

A empresa por sua vez está passando por um processo de reestruturação de seus valores e objetivos e contratou profissionais especializados para avaliação de desempenho e feedback e José foi comunicado de sua avaliação, seu perfil comportamental definiu-se como rígido em excesso, José ficou chocado, pois jamais se vira dessa maneira.

Bem, estamos diante de um período de estudos da evolução do homem e por este motivo muitas descobertas sobre comportamentos, estes estudos levaram a conclusão que podemos transformar comportamentos e moldá-los, melhorá-los… No caso de José, seu comportamento é rígido, ou seja, ele pode ter dificuldade em modificar situações que ele já decidiu cedendo à ideia de outros ou mesmo nem querer ouvi-las, a flexibilidade é um comportamento claro a ser trabalhado na área comportamental de José.

inteligência-emocional-593x270 Profissionais como o Coach são preparados  e treinados para a tarefa de mudança de  comportamento, estes através de uma  escuta atenta, habilidade em criar empatia,  criador de estratégias se empenha em gerar  uma conexão sincera com seu cliente (o  profissional da empresa).

 

Ele auxilia através um processo de reflexão e questionamento o mesmo a avaliar as perdas e os ganhos do seu comportamento e definir planos de ação para minimizar as perdas através de um conjunto de atitudes definidas pelo próprio cliente a serem executadas de forma a transformar esses comportamentos.

Melhore sua performance e contrate um Coach!

Aguardo seu contato!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*